sexta-feira, 6 de junho de 2008

Álbuns de Fotos e Backup Online



Cadê meus álbuns do Picasa??? Essa foi a pergunta que me fiz no início da semana. Foi removido, por infringir a DMCA, algo relacionado a direitos do autor. Eu apenas guardava meus gráficos de ponto cruz. Não vendia, não fazia propaganda... Apenas deixei de trancá-lo para que outras simpatizantes da arte pudessem se deliciar também. E pelo que pude perceber, o mesmo aconteceu com a maioria dos meus áulbuns favoritos. Isso me levou a pesquisar sobre outros álbuns online.
Acabei descobrindo algo interessante. O ADrive. É um serviço de armazenagem para backup grátis.
São 50 GB de espaço. Isso mesmo! 50 GB. Não resisti e criei uma conta. É muito bom para backup, mas para quem gosta de álbuns de fotos, não é o ideal. Só dá pra visualizar uma imagem por vez. O sistema promete muitos avanços, principalmente para os que fizerem upgrade da conta. É um pouco (bastante) demorado pra fazer os uploads. Aconselho a quem for usar, criar pastas com arquivos em lote pra exportar, pois assim é mais rápido. Dando dois cliques na pasta, ele carrega a pasta toda. Caso contrário, segure a tecla Ctrl e vá clicando no que quer selecionar. Ele admite no máximo 1000 arquivos em um só upload. Não expira, dizem eles. Jamais apagarão nossos arquivos.
Experimentei também o Fotoalbum. É uma espécie de Picasa europeu, com a página disponível em várias línguas, inclusive a nossa. Não possui limites de armazenamento e também é grátis. Mas oferece pouquíssimos recursos.
Então me lembrei do Flickr. Tão conhecido por todos, menos por mim, pois estava tão feliz com meu Picasa. No Flickr podemos fazer upload de 100 MB por mês. A cada dia 1º esse valor é zerado e podemos continuar a carregar fotos. Ele possui uma boa ferramenta pra agilizar os uploads, o FlickrUploadr. No meu caso, pelo menos, não funcionou com Internet Explorer. Tudo bem. Me rendi ao Mozzila Firefox. E olha que fiquei bem satisfeita, muito bom esse navegador, que por sinal, também pertence ao Google. Estava bem contente montando meu novo álbum quando, para minha surpresa, o Flickr me informou que para contas grátis, o máximo de álbuns permitidos são 3. Como organizar minhas coisas em 3 álbuns?
Então descobri o Photobucket! Agora sim, estou me sentindo em casa. Oferece 1 GB de armazenamento para contas grátis e não expira, a menos que o usuário fique mais de 90 dias sem acessar a conta. Possui uma boa ferramenta para uploads, que é o Flock, que na verdade é um navegador que nos permite arrastar os arquivos para serem arquivados no álbum. Durante a instalação você será perguntado(a) se deseja que o Flock seja seu navegador padrão. No meu caso respondi que não e desmarquei a caixinha, para que não me perguntasse mais. Você pode deixar que ele importe as configurações de seu navegador, como Favoritos, páginas visitadas, para que, no caso de querer navegar por ele, ter tudo à mão. O Photobucket possui vários recursos como fazer apresentações de slides, avatar, editar as imagens.
Enfim, enquanto o Oráculo não me perdoa (caso exista perdão para um mal tamanho!), tenho como me virar... Só que agora com minhas imagens trancadas a cadeado.

Artigos Relacionados:

Tutorial ADrive

 
Clicky Web Analytics